Na tarde desta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira (22) Agostinho Schiochetti é eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC). Agostinho Schiochetti e Maria Izabel Girotto representantes dos usuários do SUS deverão exercer o mandato por quatro anos.

Na tarde desta quarta-feira (22) foram empossados os novos membros do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC) para a gestão 2023/2026. Também foram eleitos, por unanimidade, o presidente do conselho Agostinho Schiochetti e a vice-presidente Maria Izabel Girotto, ambos representantes dos usuários do SUS que deverão exercer o mandato por quatro anos.

O presidente Agostinho Schiochetti agradeceu os votos e ressaltou o trabalho em equipe.“Eu espero que todos que fazem parte do conselho tenham voz, tenham vez e a gente possa fazer uma grande gestão todos juntos, com ideias que até podem ser divergentes, mas aqui no conselho vamos aprovar aquilo que é de interesse do bem comum”, enfatiza.

A vice-presidente eleita, Maria Izabel Girotto, comentou que o trabalho desempenhado pelo CES/SC por meio de plenárias e conferências é muito importante para o fortalecimento das políticas públicas em saúde e na construção e fortalecimento do SUS e destacou que um dos papéis principais da entidade diz respeito a capacitação dos Conselhos Municipais de Saúde.

A reunião de posse e eleição contou com a presença da secretária Carmen Zanotto que também integrará o conselho representando a Secretaria de Estado da Saúde.

A pauta da primeira reunião de 2023 teve ainda a recomposição das comissões do conselho que atuarão nas áreas de orçamento, legislação, vigilância em saúde, educação, saúde mental e comunicação. A participação é voluntária. Qualquer conselheiro pode participar da comissão desde que se mantenha a paridade entre as representações.

A composição do Conselho

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão permanente e deliberativo, criado em 1993. É composto por 32 membros titulares e 32 suplentes, entre representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do sistema. A representação dos usuários é paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. No caso do Conselho de Saúde significa dizer que 16 conselheiros são representantes dos usuários, cinco são do governo, oito dos profissionais de saúde e três dos prestadores de serviço. A representação dos usuários é diversificada para permitir que os vários interesses e os diversos tipos de organizações possam apresentar suas demandas e fazer suas avaliações sobre a política de saúde desenvolvida no Estado de Santa Catarina.

Fonte: https://www.saude.sc.gov.br/…/13914-novos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE