Nosso presidente da Asaprev Concórdia, Agostinho Schiochetti participa de evento no MPSC

Na tarde desta quinta-feira (02), aconteceu a abertura do evento Diálogos para fortalecer a assistência à saúde em Santa Catarina: atenção primária, rede de urgência e emergência e saúde mental, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O evento, ao longo de dois dias, conta com diversas palestras que acontecem nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/5).

Agostinho Schiochetti, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, compôs a mesa de autoridades e, em seu pronunciamento, falou da importância do SUS e de atividades como esta, que fazem o SUS cada vez melhor.

“Com certeza o SUS é o melhor sistema de saúde do mundo. O SUS é fantástico. O usuário ainda está aprendendo a conhecer este sistema pois, infelizmente, a grande mídia só mostra problemas no sistema e deixa de mostrar a excelência do nosso SUS, dos avanços deste sistema. Nessas conferências de saúde realizadas pelos conselhos, envolvemos a sociedade com ideias inovadoras muitas vezes vinda do usuário. As conferências permitem que as ideias sejam estudadas e transformadas em lei, em realidade para o usuário do Sistema Único de Saúde. É uma alegria participar de um evento como este para tratar de um tema tão importante para a população brasileira.” enfatizou o Presidente do Conselho Estadual de Saúde.

O evento, voltado a profissionais relacionados à área da saúde pública, é realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, conta com a parceria do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF Virtual), conta também com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, com o Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Câmara Técnica Interinstitucional (CSP/MPSC e UFSC).

Há décadas, o Sistema Único de Saúde – SUS, tem sido um pilar fundamental na saúde pública no país, proporcionando acesso universal e integral aos serviços de saúde. A construção e a manutenção desse sistema não são tarefas que recaem apenas ao governo. Pelo contrário, a edificação do SUS é um processo tripartite que envolve autoridades, profissionais de saúde e, crucialmente, a sociedade civil. E essa participação da sociedade civil é um dos pilares fundamentais. Por meio de conselhos de saúde, conferências e outras instâncias participativas, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir ativamente, seja na formulação de políticas de saúde, na fiscalização do sistema e na defesa de seus direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE