Hoje (24) é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. Somente em Concórdia são mais de 22 mil aposentados. Uma parcela muito expressiva, se considerarmos a prévia do Censo Demográfico 2022 do IBGE, estimando a população do município em 81.625 habitantes.
Para o Presidente da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Concórdia (ASAPREV) e também Conselheiro Deliberativo Municipal, Estadual e Nacional de Saúde do SUS, Agostinho Schiochet, os dados acima são da Previdência Social/2021. A maioria dos aposentados reside na área urbana e recebe pouco mais de um salário mínimo.
A Previdência Social efetivou pagamentos somente em 2021 na ordem de R$ 386 Milhões reais aos aposentados do município. A título de comparação, a receita do Município de Concórdia, para o exercício de 2023, gira em torno de R$ 404 milhões.
ASAPREV agora é OSCIP
A Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Concórdia a partir de agora passa para a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Como o serviço prestado pela Asaprev é de interesse público e pode vir a beneficiar uma grande parcela da população, com esse reconhecimento previsto em lei, poderá receber financiamento do poder público municipal, estadual e federal. Bem como de empresas privadas. Ela também garante que as doações realizadas por empresas sejam descontadas do Imposto de Renda.
Projetos já realizados
A Associação realiza todos os anos eventos com o objetivo de auxiliar os aposentados, na maioria, com idade 60+. “Ano passado realizamos a nossa tradicional macarronada com galeto e com o valor arrecadado conseguimos comprar 5 cadeiras de rodas, 11 andadores, 03 cadeiras de banho e 10 muletas”, destaca Schiochet. Esses equipamentos estão disponíveis gratuitamente, mediante Termo de Cessão de Uso, a todas as famílias que possuem idosos com necessidades especiais no município.
Esse trabalho é muito importante, tendo em vista que muitas famílias se veem de repente em situações que necessitam de ajuda imediata. “Através da indicação do Rotary Club Concórdia Conexão, chegamos na Asaprev, onde fomos atendidos com o empréstimo de cadeira de rodas para um membro da família, com 89 anos de idade, após diagnóstico de Polineuropatia. Passado o período de adaptação optamos pela aquisição de uma cadeira de rodas, devolvendo assim a emprestada, para que outra família pudesse ser assistida pela Asaprev com este excelente benefício”, destaca J. C. uma das usuárias do serviço.
Projetos apresentados ao Município de Concórdia
Tivemos a oportunidade de conhecer o mais novo projeto apresentado ao Executivo Municipal de Concórdia, que, se aprovado pelo município, poderá beneficiar uma grande fatia de idosos e aposentados que fazem parte do município, o chamado Saúde Asaprev.
De modo geral, o objetivo da Asaprev é realizar atendimentos gratuitos com profissionais da saúde como: médico geriatra, médico clínico geral, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. Sendo que estes profissionais poderiam realizar atendimento individual e até mesmo trabalhando a conscientização e medidas preventivas como palestras, por exemplo.
O projeto aguarda o deferimento da Administração Municipal e possui uma contrapartida da Asaprev que busca novos parceiros para o custeio de seus projetos como empresas privadas.
Histórias de Vida
Ivonete Guzella (77), nasceu em Garça, interior de São Paulo, aos sete anos foi para a capital paulista, casou-se, teve três filhos, Suhaila, Samir e Sidnei. Trabalhou em várias fábricas de confecções. Depois de casada e com três filhos, veio residir em Concórdia, em 1983 acompanhando o marido (In Memoriam) Ali Ioussif Bou Fares. De origem Libanesa, o mesmo, veio trabalhar na BRF na linha de produção de produtos para exportação aos países árabes.
Ivonete conta como foi a adaptação. “Naquela época tinha uma forma diferente de abate e ele veio pra cá. Eu, casada, com três crianças, tive que vir junto. Nossa eu sofri demais, chegamos em junho, chovia demais, a voltagem era 220, queimei todos os eletrodomésticos, tinha muitas enchentes na época. O centro ficava alagado. Não tinha verdura, o mercado fechava meio-dia, não tinha nem padaria. Tive muitas dificuldades”.
Ivonete conta que trabalhou em muitos lugares. “Tive Carteira de Trabalho assinada desde meus14 anos, trabalhei em muitas firmas. Depois criei meus três filhos e com a morte do marido, fiquei viúva aos 52 anos e com a pensão por morte que na época me ajudou muito”.
Ivonete tem seus rituais todos os dias. “Gosto muito de escrever meus diários toda manhã, essa é uma tradição de muitos anos. Fiz só até o quarto ano, meu pai não tinha condições de pagar estudo para as três filhas. Gosto de dar bom dia pra todo mundo de manhã. Atualmente, dois filhos moram em São Paulo e um em Concórdia. Tenho sete netos, vivo muito sossegada. Sou independente, dirijo, estudo as escrituras, trabalhei muitos anos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eu sempre fui muito respeitada, a gente respeita e é respeitada”.
Dona Ivonete conta que não descuida da saúde. “Há muitos anos sou associada na Asaprev. Faço consultas com o Dr. Alex Borges, ele é um amor, muito querido, muito humano. Faz muitos anos que estou lá. Apesar das dores que a idade traz eu saio de carro, visito as pessoas, na televisão só assisto filmes descentes, gosto de conversar, dar e ouvir conselhos, gosto de pintar quadros, caixinhas, artesanato. Tô aqui na batalha”, define dona Ivonete.
FONTE: https://www.96fm.fm.br/noticias/50106-concordia-possui-mais-de-22-mil-aposentados